Haikyuu!! E a importância do ritmo

   Haikyuu!! É um anime de esporte sobre vôlei lançado na temporada de primavera de 2014, e se tornou muito popular ao longo dos anos e atualmente se encontra em sua quarta temporada que foi finalizada dia 18 de Dezembro. A quarta temporada foi dividida em duas partes e desde o início gerou polêmica pois houveram algumas mudanças de staff, principalmente pela troca de diretores, havia a preocupação que o legado de alta qualidade que Haikyuu obteve, seria arruinado com essa troca de diretores.

   Focando mais na segunda etapa da temporada, houve sim uma queda na animação, na verdade vários episódios foram decepcionantes na questão animação, muitos quadros estáticos e simplificados ao extremo. Porém o diretor mostrou que sabia usar o que tinha, e soube arrancar emoções sempre que queria, nos momentos chave, e ainda assim passar a mensagem da temporada que se resume em uma palavra, ritmo.

   Sim, parece algo óbvio mas muitas vezes nos esquecemos, ou como o anime colocou em dado momento, escolhemos ignorar por pensar que pisar no acelerador nos levará mais rápido e de forma mais efetiva ao objetivo, mas esse não é o melhor caminho, se desgastar na maioria das vezes não é o caminho correto, e essa temporada de forma velada veio mostrando isso inúmeras vezes, como quando certo jogador aparentava não estar jogando muito bem, estava a todo momento sendo bloqueado e começava a se perder em querer "mostrar serviço", enquanto se ele simplesmente tivesse relaxado e voltado a jogar como sempre a resposta iria ficar bem mais clara, muitas vezes em meio ao desespero nossa visão se fecha e não conseguimos enxergar a situação da forma correta, e é ai que Haikyuu volta a dizer "calma, pensa um pouco meu amigo".

   Mas não apenas de boas mensagens vive Haikyuu, ao longo de três temporadas nós gritamos, choramos e sorrimos junto com os personagens, nos apegamos profundamente com os dilemas dos jogadores, então mesmo quando o último episódio dessa temporada não teve ação, pois a partida já tinha sido encerrada no episódio passado, conseguimos nos emocionar do início ao fim do episódio, muito dessa emoção se deve ao sentimento de abandono que sentimos por sabermos que não veremos tão cedo algo novo da série, nada para nos dizer "calma, vai ficar tudo bem amigo".


Comentários